O Vazio Existencial
Quando Sigmund Freud iniciou as suas pesquisas com pacientes histéricos
especialmente, tornou-se o começo de uma das mais belas e oportunas
interpretações da psique humana, dando lugar a uma verdadeira revolução
cultural, desmistificando o sexo, suas funções e libertando-o da hipocrisia
vitoriana que vigia triunfante.
Foi um período de inesperadas interpretações de transtornos emocionais e
somatizações perturbadoras, que puderam ser tratados com cuidado, proporcionando
existências menos turbulentas e desastrosas.
Embora a descoberta da libido sexual causasse surpresa e recebesse exagerado
significado facultou mais amplas percepções e entendimento a respeito dos
conflitos humanos.
Inevitavelmente, ocorreu um exagero na sua interpretação, principalmente por
negar a realidade espiritual da humanidade.
Logo depois, Alfred Adler, discordando do mestre, iniciou as investigações nos
conflitos da inferioridade humana, que culminaram na Psicologia individual e,
com a cooperação de Karen Horney, formaram a Escola Neo-Freudiana.
Horney, ademais, discrepou das diferenças da psicologia de mulheres e de homens,
afirmada por Freud e demonstrou que as mesmas resultam mais de fenômenos sociais
e culturais do que da biologia.
Relativamente, ao mesmo tempo, Carl Gustav Jung afirmou que a libido, essa
energia psíquica extraordinária, representa todas as forças da vida e não
somente aquelas de natureza sexual. Procurou analisar as marcas antigas
impressas no inconsciente e adotou a doutrina dos arquétipos, propiciando vida
exuberante a todos aqueles que se encontram em conflitos desnorteantes.
Cada época da humanidade é assinalada pelas circunstâncias psicologicamente
castradoras que respondem por enfermidades somatizadas perversas.
A ciência atual e a tecnologia de ponta proporcionam uma visão quase ilimitada
sobre a existência do ser humano e enseja-lhe uma gama de informações que se
multiplicam a cada momento, atormentando a cultura hodierna.
O conhecimento rápido e extremamente volumoso quão variado, não tem sido
digerido de forma adequada e eis que surgem inquietadores a insatisfação, a
frustração, ao lado do medo, da incerteza, do vazio existencial.
Vive-se a época do ter e do poder, do exibir-se e do desfrutar, sem a
consequência da harmonia interior e do enriquecimento espiritual.
A aparência substitui a realidade e o importante não é o ser interior, porém o
ego exaltado, que provoca inveja e competição no palco da ilusão.
De certo modo, foram perdidos o sentido existencial, o objetivo da vida, o foco
transcendente da autorrealização. Em consequência, aumentam as patologias do
comportamento e o banquete dos mascarados toma aspecto sombrio quando o álcool,
a drogadição e o sexo desvairado passam a enlouquecer os grupos em depressão...
O avanço na direção do abismo na queda pelo suicídio, o abandono de si mesmo ou
a violência desgovernada passam a ser a realidade indiscutível do processo de
evolução social.
Tudo isso, como decorrência do vazio existencial que se apodera do indivíduo,
porque não encontra apoio no sentimento de amor que vem desaparecendo a pouco e
pouco do seu desenvolvimento moral.
A ambição pelas coisas de imediato significado tem substituído os valores
realmente legítimos da emoção, quais sejam: a prece, a meditação, a
solidariedade e o afeto.
Torna-se urgente o impositivo de uma alteração de conduta, buscando-se novos
focos de interesse existencial, tais como: a conquista da paz, do trabalho de
beneficência, da imortalidade.
O ser humano, graças ao seu instinto gregário, necessita de outrem, que
contribui com recursos grandiosos, especialmente na área emocional da
afetividade para a identificação de realizações em prol do progresso e do
equilíbrio social, econômico, moral e ético.
A fraternidade, substituída pelo individualismo deve ceder o seu direcionamento
para o conjunto, o todo, a convivência geral, incluindo a Natureza.
O desrespeito às forças vivas do Universo trabalha a favor da destruição do ser
humano mais cedo ou tarde.
É imperioso que se trabalhe através da educação, por todos os meios ao alcance,
em favor de objetivos sérios e bem estruturados para a existência.
Uma vida sem um sentido bem delineado, estimulador e doador de energias,
torna-se apenas um fenômeno vegetativo que deve ser alterado para a dinâmica da
autoconscientização.
Todos anelam e mantêm o desejo de liberdade, que somente adquire significado
quando acompanhada pela responsabilidade em relação ao comportamento vivenciado,
para que se não converta em libertinagem, conforme sucede neste momento em toda
parte da civilização.
Esse desregramento, a leviandade com que são tratadas as questões de alto
significado, quando atingem o fundo do poço, abrem espaço para governos
arbitrários e cruéis que crucificam os países e os mantém sob injunções penosas,
degradantes.
Desse modo, uma revisão de conceito em torno do existir é fundamental para
preencher-se o íntimo de estímulos, mediante labores significativos e que
produzam desafios contínuos.
Assim, o amor ao próximo, como decorrência do autoamor, faz-se terapia
preventiva e curadora para quaisquer existências vazias, que se consomem na
angústia, em sofrimentos indescritíveis.
Buscando-se a compreensão do sentido existencial que não se constitui de
divertimentos ou fanfarronices, constata-se que os ideais do Bem são
impostergáveis e ao entregar-se à sua conquista, mediante relacionamentos
edificantes, nos quais a fraternidade se responsabilize pela construção do
dever, consegue-se a vitória íntima.
Repentinamente, assim procedendo, cada qual que se dedique ao amor, à amizade
sem jaça, descobrirá que essa é a meta a ser alcançada e o serviço de auxílio
recíproco é o objetivo a que todos se devem dedicar.
A sociedade moderna tem necessidade de compreender que se renasce no corpo
carnal para que seja alcançada a plenitude e não exclusivamente para as
necessidades inferiores, as biológicas, conforme os estudos de Maslow em muito
boa elaborada reflexão.
Assim sendo, a educação da libido freudiana, a superação do conflito de
inferioridade adleriano, a compreensão profunda das neuroses, conforme Horney e
a iluminação da sombra junguiana, ressurgem no conceito kardequiano, quando
afirma que Fora da caridade não há salvação.
Joanna de Ângelis