Comportamento Ético
Amanda fazia compras no supermercado movimentado.
Viu que na padaria havia um grande cesto rodeado de pessoas.
Notou que elas olhavam o conteúdo, sorriam e apanhavam pacotes, dirigindo-se aos
caixas.
Ao se aproximar, observou uma plaquinha que anunciava pães especiais, com
ingredientes pouco comuns e raros.
Ao olhar o preço, percebeu que a etiqueta estava trocada, pois mostrava o nome
de um pão comum, de preço bem menor.
Alguém havia trocado as etiquetas dos pacotes e aqueles pães especiais estavam
sendo vendidos muito abaixo de seu valor.
Amanda chamou um funcionário da padaria. Alertou para a troca, sugerindo que ele
recolhesse os pacotes restantes e corrigisse a etiqueta.
Ele arregalou os olhos quando se deu conta do erro e agradeceu. Pegou a cesta,
imediatamente, retirando-a do acesso ao público.
Outra cliente, que assistiu a cena, ficou zangada por não ter tido a chance de
se beneficiar com o equívoco do funcionário. Olhando fixamente Amanda, sussurrou
otária. O que recebeu em troca foi um sorriso amável.
A moça, talvez incomodada pela superioridade moral que aquela senhora emanava,
se virou e sumiu por um corredor.
Outra funcionária, atrás do balcão da padaria, estranhou a atitude de Amanda e
ficou se perguntando por que ela simplesmente não havia pego um pacote de pão e
ido embora, como tantos clientes haviam feito.
Amanda circulou pelos corredores, terminou suas compras com calma e foi para
casa.
No caminho, foi pensando como as pessoas se equivocam acreditando ser válido
tirar vantagem do erro de alguém.
Com certeza, elas não pensam no quanto podem prejudicar o outro quando acreditam
estar se dando bem.
Lembrou-se de quando era jovem e trabalhava num pequeno comércio, em cidade do
interior.
Cada erro cometido por um funcionário era cobrado dele ou, às vezes, rateado
entre todos.
Era um alento quando algum cliente devolvia o troco dado a mais, num momento de
descuido, ou alertava para um preço equivocado, que fatalmente oneraria os que
ali trabalhavam.
Aquilo fazia Amanda acreditar na justiça, na ética e na bondade humana.
Cresceu acreditando que a ética e a justiça deveriam nortear os comportamentos.
Estudou direito, tornou-se advogada, depois juíza.
A cada causa analisada, em cada processo e julgamento, buscava ser o mais justa
e ética possível.
Fora dos tribunais, aplicava os mesmos parâmetros.
E foi por isso que ela, uma senhora de ar distinto e nobreza de caráter, deixou
uma marca profunda em funcionários e clientes daquele supermercado.
Para os que acreditam na justiça, na ética e na bondade humana, ela foi um
incentivo, um alento, um modelo a ser seguido.
Quando os seres humanos se libertarem do egoísmo, da ganância e do orgulho, que
arrastam para a corrupção e para comportamentos desonestos, atitudes como a de
Amanda serão corriqueiras, normais.
Quando alcançarmos esse patamar, estaremos a um passo de viver no paraíso
construído por nós mesmos.
Momento Espírita