Solidariedade e Paz Universal

“Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Por conseguinte, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.”
“A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”
“Não existe limite à extensão dos nossos serviços aos vizinhos. Estes vão além das fronteiras criadas pelos Estados. Deus nunca criou fronteiras.”
“Meu objetivo é a amizade com todo o mundo, e eu posso conciliar o máximo amor com a mais severa oposição à injustiça.”
“É pura verdade. Se a louca corrida aos armamentos continuar, irá terminar necessariamente num massacre como a história nunca viu. Se houver um vencedor, a vitória será uma morte viva para a nação vitoriosa. Não existe outra saída para a ruína iminente além da corajosa e incondicionada aceitação do método da não-violência, com todas as suas admiráveis implicações.”
“Se não houvesse avareza, não haveria razão para armamentos. O princípio da não-violência exige a completa abstenção de toda a forma de exploração.”
“Apenas quando desaparecer o aumento da exploração, as armas serão vistas como um peso real insuportável. Se as nações do mundo não deixarem de se explorar umas às outras não se chegará a um verdadeiro desarmamento.”
“Não gostaria de viver neste mundo, se ele não devesse tornar-se um mundo unido.”


Ghandi