Esperança
Sem ela a vida seria insuportável para todo mortal. É ela que responde aos mais profundos anseios da alma, que se faz presente nas tragédias e fortalece os corações quando nos sentimos perdidos.
A Esperança é a rainha de todas as virtudes no Reino dos Céus. Ela enxuga as mais doloridas lágrimas e faz bater serenamente o coração. Terna e humilde, ela chega onde o caos se instalou e onde se ouve o grito de desespero.
A Esperança faz chorar, faz sorrir, faz chegar e faz partir. Ela é a palavra do silêncio, é a resposta do Criador na criatura, é a eternidade em forma de sentimento.
A Esperança é o anjo de Deus que socorre os aflitos, é o bálsamo para a alma que chora de dor, é o eco do grito de saudade e luz para quem não sabe por onde seguir.
Ela faz brilhar os olhos com maior intensidade e o coração expressar os mais belos gestos de confiança.
Para a mãe, a Esperança é o filho, para a semente é a planta e para a planta é o fruto.
Para o rio, a Esperança é o mar, para as nuvens é a chuva e para a luz é a pagar as trevas.
Para quem caminha a Esperança é chegar, para quem sonha é realizar e para quem partiu é voltar.
Para as estrelas, ela é a noite, para a noite é o dia e para a saudade é o encontro.
Se tudo te faltar, tudo terá se tiveres Esperança. Se todos te abandonarem, se tiveres a Esperança ainda terá companhia para te acompanhar os passos. Se nada puderes fazer, com ela no coração ainda poderás abalar o mundo.
Se a injustiça te alcançar, a Esperança não permitirá que te rebeles. Se a doença te tomar o corpo, ela te fará aceitar com serenidade.
Se a calúnia te acusar, ela te inocentará.
Somente a Esperança te faz esperar por quem partiu. É ela quem te torna sereno diante dos mistérios da vida e te faz aceitar tudo aquilo que não pode ser mudado.
A Esperança te faz sorrir entre lágrimas. Ela te faz crer que o amanhã te trará o que o teu coração pede, e ainda colocará diante dos teus olhos o amor que habita os teus sonhos.
A Esperança te faz ver que o caos é a aparente e te faz acreditar que não há força que impeça que um novo dia comece.
E mesmo quando a morte te buscar, a Esperança te conduzirá a lugares onde a vida é plena e repleta de belezas jamais vistas por teus olhos mortais. E ainda é a Esperança que te dirá que lá se encontram aqueles que te antecederam e então encontrará com que sua alma espera.
Enfim, a Esperança te faz saber que acima das forças humanas, paira eterna, a infinita Misericórdia do Pai Celestial.
Jamiro dos Santos Filho