A Invasão dos Bárbaros

Conversávamos à saída de um Centro Espírita, em São Paulo, por volta de dezesseis horas, após uma reunião.

Em dado momento um motoqueiro parou ao nosso lado.

Percebi que os companheiros pareceram assustados, enquanto o vigia de um prédio ao lado aproximava-se de arma em punho.

Suspiraram aliviados quando o motoqueiro simplesmente pediu uma informação e partiu.

Fiquei sabendo, então, que o pessoal da pesada costuma assaltar de motoca, versão moderna dos filmes de bang-bang, em que os pistoleiros montavam resfolegantes cavalos.

A conversa voltou-se para a neurose que há nas cidades grandes. Tornou-se lugar comum dizer que os bandidos estão soltou, enquanto a população vive trancada em fortalezas domésticas, cheias de grades e dispositivos de segurança.

Geralmente associamos o problema à miséria, considerando que populações marginalizadas e esquecidas apelam para a violência como opção de sobrevivência.

Esse é um dos aspectos do problema, porquanto a violência é um fenômeno universal, presente até em países onde a população carente é reduzida e bem amparada.

Por outro lado, há muitos moradores de favelas passando por privações amargas e que nem por isso resvalam para uma vida de crimes. É gente humilde que enfrenta com dignidade, disposição e fortaleza de ânimo as amarguras da pobreza.

Que parece evidente, nestes tempos de transição, em que a população mundial atinge a espantosa cifra de cinco bilhões e quinhentos milhões de habitantes, é que estamos sofrendo, à semelhança do que ocorreu no passado com o Império Romano, uma invasão de bárbaros.

A diferença é que no pretérito essas hordas tinham uma conformação étnica, situando-se por hunos, visigodos, vândalos... Os bárbaros de hoje surgem das entranhas de nossa própria sociedade, a partir do processo reencarnatório, aguardando apenas o tempo certo, a idade adequada, a partir da adolescência para iniciarem suas estripulias (Lei de causa e efetio).

Fica a pergunta:

Se os fluxos migratórios do continente espiritual para o mundo físico, envolvendo multidões de Espírito, obedecem à direção do Planeta, confiada a Jesus, segundo nos informa Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, por que foram abertas as porteiras do Umbral, despejando sobre o plano físico multidões desvaraidas, cuja característica principal é a agressividade e o desrespeito pela vida humana?

Diríamos que estamos diante de uma contingência evolutiva.

O crescimento da população oferece a inteligências primitivas a oportunidade de um contato com as agruras da vida física, qual lixa grossa a desbastar suas imperfeições mais grosseiras, ao mesmo temo em que sua presença perturbadora impões às coletividades terrestres uma reavaliação de suas motivações existenciais.

O leitor, por certo, estará tentando descobrir onde quero chegar e o que temos a ver com os marginais que transitam por aqui exercitando irresponsabilidade.

Consideremos, em princípio, o comportamento do homem comum.

Calcula-se que nas últimas férias escolares perto de quinze milhões de brasileiros buscaram descanso nas praias. Os fins de semana são marcados por multidões que procuram “sombra e água fresca” para cultivar a felicidade de não fazer absolutamente nada, dando tratos à fantasia, sob o embalo da indiferença que sempre sugere perigosas incursões no vício e na inconseqüência.

Não há por que censurar o descanso, o lazer, a viagem, a rede, o refestelamento junto à TV, como opções de espairecimento. O problema é que isso tudo, que deveria ser parte da vida, tornou-se a finalidade dela, sob inspiração do velho egoísmo humano.

Resultado: prevalece a idéia de que todos os problemas que envolvem o País e a comunidade devem ser resolvidos pelo Governo, ao qual compete educar o ignorante, conter o agressivo, castigar o criminoso, sustentar o desempregado, promover o progresso, realizar nossos sonhos de properidade...

Não nos demos conta de que o Governo é apenas uma representação de nossa sociedade e que pouco poderá fazer se a população não se engajar decididamente nas iniciativas que visam a promover o bem-estar social.

A decantada civilização cristianizada do Terceiro Milênio não será implantada por decreto celeste.

Inútil esperar por ela enquanto as coletividades terrestres não operarem uma modificação fundamental em seu comportamento, partindo do egoísmo para o altruísmo, dos interesses pessoais para as necessidades coletivas, das realizações efêmeras do individualismo excesso para as gloriosas construções da fraternidade humana.

O confronto atual com Espíritos encarnados ainda presos ao primitivismo não seria necessário se ao longo dos dois milênios que marcaram o advento do Cristianismo os homens houvessem aprendido as lições fundamentais de Jesus, exercitando o serviço do Bem e educando seus irmãos em humanidade com a força do exemplo.

Imaginemos uma mobilização de toda a população produtiva de uma comunidade, que envolvesse a classe média e abastada, oferecendo de seus recursos, de seu tempo, de seu trabalho, e não haveria problemas insolúveis.

A própria fome que assola milhões de brasileiros não é simplesmente fruto de uma má distribuição dos bens da população, de leis injustas criadas por minorias ambiciosas, como pretendem os socialistas de plantão.

Ela é sustentada muito mais pela omissão de considerável parcela da população que poderia fazer algo fazer, mas simplesmente prefere fechar os olhos, transitando sem traumas e sem constrangimentos entre necessitados e sofredores de todos os matizes, em absoluta indiferença, ingenuidade falar-se em justiça social ao peso de mudanças estruturais, leis ou regimes, num mundo orientado pelo supremo gerador de injustiças que é o egoísmo, a tendência de “cada um por si e o resto que se dane!”

Efeitos que habitarão a Terra, após o expurgo final, perguntarão, perplexos, debruçando-se sobre nossa civilização:

— Será que não sabiam? Não tinham consciência de que jamais haveria paz e bem-estar na Terra, enquanto a legítima fraternidade não estabelecesse perfeita comunhão entre os homens, a fim de que bens e males compartilhados espontaneamente tornassem suaves todas as dores e completas toas as alegrias, no caminho da redenção humana?

Raras pessoas se disporiam a essa “guinada” existencial. Multidões adiam sua própria renovação, atrasando a promoção do nosso Planeta de expiação e provas para mundo de regeneração, onde consciências despertas elegerão o serviço do Bem como supremo recurso de reabilitação.

Considere, entretanto um importante detalhe, leitor amigo:

Você, como eu ou qualquer espírito medianamente informado não pode adiar esse esforço, porquanto não sabemos que assim deve ser. Inelutavelmente, o conhecimento da Verdade implica compromisso com ela!

Chamamos ao esforço pela construção de uma sociedade solidária, não há justificativa para acomodamento, sob embalo do egoísmo.

Partindo do princípio evangélico de que muito será pedido àquele que muito recebeu, diríamos que nós, espíritas, estaremos sempre em débito com a Doutrina, ante a gloriosa visão de realidade que ela nos ofereceu, mostrando-nos de onde viemos, para onde vamos, e sobretudo, o que nos compete fazer.

Quando Kardec desfraldou a bandeira da Caridade, proclamando que sem não há salvação, não anunciou nenhum princípio escatológico relacionado com suposto julgamento divino.

Simplesmente demonstrava que sem o exercício da Caridade - a ação em favor do semelhante, em todos os setores da atividade humana, no lar, na sociedade, na profissão, no círculo religioso - jamais nos livraremos dos males que afligem a Humanidade.

— Acaso serei tutor de meu irmão? - pergunta Caim ao Senhor, no texto bíblico, pretendendo esconder o assassinato de Abel.

Implicitamente essa afirmação negativa está presente em nosso comportamento quando, com nossa omissão, aniquilamos esperanças, sedimentamos o desespero e favorecemos a agressividade em multidões que ainda não despertaram para as responsabilidades da Vida, nem conhecem os princípios de Justiça e Amor que regem o Universo.


Fonte: Reformador (FEB) Junho - 95


Richard Simonetti