Pilares da Educação
O jornal MUNDO ESPÍRITA*, de novembro de 2002, publicou excelente artigo de Sandra Borba Pereira (RN) com o título Os quatro pilares da educação para o século XXI e o Evangelho. Referido trabalho está elaborado de forma bastante didática e facilita sua abordagem através de palestra ou aula.
A matéria é fruto de relatório da Comissão Especial em Educação da UNESCO, sob a
coordenação de Jacques Delors e intitulado Educação, um tesouro a descobrir. O
documento da UNESCO constitui-se em valioso instrumento "norteador para pessoas,
instituições e nações que vêem na ação educacional o caminho do real progresso
das sociedades em particular e da humanidade", como pondera a autora do texto,
que continua: "... é rico material para as reflexões tão necessárias em momentos
tão graves como os que vivemos em que se impõe a urgência de uma educação para
todos, comprometida com o bem-estar sócio-moral de todos os habitantes da
Terra...".
E a autora destaca o capítulo 4 do citado relatório, que aborda os quatro
pilares de uma educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com
algumas máximas de Jesus. São os seguintes:
Quatro pilares: a) Aprender a conhecer = associado com a máxima Conhecereis a
verdade e ela vos libertará (Jo, 8:32); b) Aprender a fazer = associado com o
ensinamento Faze isso e viverás (Lc, 10:28); c) Aprender a conviver =
identificado com o preceito Fazei aos outros o que gostaríeis que eles vos
fizessem (Mt, 7:12) e d) Aprender a ser = perfeitamente identificado com a
máxima Sede Perfeitos (Mt, 5:48).
O primeiro deles indica o interesse, a abertura para conhecimento, que
verdadeiramente liberta da ignorância; O aprender a fazer, segundo item, mostra
a importância da coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca
de acertar; no terceiro temos o desafio da convivência que apresenta o respeito
a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento e finalmente
o último deles, o Aprender a ser, talvez seja o mais importante. Está explícito
aí o papel do cidadão, o objetivo de viver.
A autora apresenta como conclusão quatro itens de nossa adesão à proposta
educacional de Jesus, alicerçada assim: a) no respeito à pessoa; b) no respeito
às leis divinas; c) na certeza da possibilidade de vida abundante para todos e
d) na prática educativa baseada no diálogo.
Como notam os leitores, a matéria é extremamente didática e possibilita amplos
desdobramentos para comentários, palestras, aulas e estudos. Por esta razão,
recomendamos aos leitores o texto na íntegra, que pode ser obtido com aquele
jornal através do site acima citado.
*Editado pela Federação Espírita do Parana. Contatos pelo telefone 0 xx 41
223-6174 ou site mundoespirita.com.br
Orson Carrara