Batismo para Salvar-se
* Se vocês, espíritas, não são batizados, como é que poderão salvar-se?
Esta pergunta me foi feita por um amigo em cama. Já houve quem me dissesse que o espírita deve batizar-se, sim, porque até Jesus o foi. A esta pessoa, baseando-me numa argumentação do médium e orador espírita José Raul Teixeira, respondi que, de fato, João Batista batizou Jesus nas águas do Jordão; no entanto, Jesus a ninguém batizou. Demais, os espíritos devemos procurar fazer tudo quanto Jesus fez, e não praticar tudo o que com Ele fizeram os homens porque, senão, neste descompassado, dentro em breve estaremos pregando um nosso semelhante qualquer numa cruz com uma coroa de espinhos.!
Outros alegam que o batismo evita que se morra pagão. Ouvi muito esta afirmativa
quando eu era criança. Aproveito a oportunidade para explicar que a palavra
pagão vem do Latim paganus e não designava, cm absoluto, o morador do Pagus,
não. Quem informa é o ilustre catedrático paulista Silveira Bueno, católico
convicto. Designava aquele que, para não servir na milícia romana, fugia das
cidades, ia residir nos campos longe de Roma. Quando o Cristianismo triunfou com
a aliança dos líderes políticos com os líderes religiosos, ao tempo de
Constantino, século III depois de Cristo, deu-se à palavra paganus uma nova
semântica, um novo significado. Desde então pagão seria todo aquele que não
desejasse servir nas milícias celestiais, quer dizer, todo aquele que não
quisesse pertencer ao Catolicismo.
O batismo é um ritual muito mais antigo do que comumente se pensa. Vem dos povos
mais antigos, dos gregos, dos egípcios, dos hindus. As religiões
tradicionalistas, ainda hoje, às panas do século XXI, insistem em conservá-lo,
no que nada temos que ver. É um direito que elas têm e não seremos nós, os
espíritas, que iremos cercear o livre-arbítrio de quem quer que seja, desde que
não haja prejuízo alheio. Só que a Doutrina Espírita pura e simplesmente
dispensa este ritual. Ou qualquer outro ritual também como preces especiais,
casamentos religiosos, oferendas ou coisas do gênero. Perdão se me torno
repetitivo, porém penso como Napoleão, segundo o qual a mais importante figura
da retórica é a repetição.
O meu missivista, como ia dizendo, indagava como é que o espirita iria salvar-se
pois que não fora batizado. A ele remeti longa cama. E porque talvez algum
leitor amigo se defronte com esta mesma questão, atrevo-me sumariar a resposta
enviada a ele. Devemos sempre fazer o devido esclarecimento espírita dos
assuntos que nos são apresentados.
Bem, pessoalmente, para usar de sinceridade, eu não aprecio esta palavra
salvação, não. Prefiro a expressão redenção ou libertação espiritual Salvação, a
meu ver, no que posso até estar errado, porque sou míope para longe e para
perto, seria o oposto de perdição. Como não aceito a idéia de que Deus, definido
por Jesus como Amor, deixe perder-se para sempre um só de seus filhos, dou
preferência à redenção ou libertação espiritual. Mesmo porque Jesus declarou:
Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará João, Cap. 8 vens. 32).
O que liberta a criatura do sofrimento, decorrente da violação às leis divinas,
é a prática genuína e desinteressada do Bem. É a vivência espontânea da
Fraternidade. É a vontade ardente de ver no semelhante um seu irmão voltando ao
proscêncio terrestre para progredir, daí ser merecedor de melhores demonstrações
de estima e consideração.
Nesse contexto, cabem duas palavras acerca do preconceito. Do preconceito
racial, por exemplo. Determinado confrade fez um teste com um grupo de
espíritas. Cada um dos componentes daquela brincadeira deveria fechar os olhos e
imaginar-se sendo assaltado. Depois diria que emoção sentiu se fosse realidade o
assalto. O leitor amigo poderá dizer qual foi a cor do assaltante imaginado
pelos confrades espíritas envolvidos naquela experiência brejeira, porém muito
significativa !
O que liberta a criatura é a Caridade, que, segundo uma definição do Irmão X,
escrevendo pelo médium Chico Xavier, é servir sem descanso, é cooperar
espontaneamente nas boas obras da comunidade, sem aguardar o convite ou o
agradecimento dos outros, é não incomodar aquele que trabalha, é suportar sem
revolta as (imitações alheias, auxiliando o próximo a supera-las.
O que liberta a criatura da ignorância é a paciente leitura de livros que nos
dizem porque vivemos, para onde iremos depois da morte do corpo fisico (se é que
ele morra, pois em verdade até ele simplesmente se transforma), de onde viemos
ames do berço. Contudo, não basta a leitura. É necessária a sua reflexão.
Impõe-se a vivência dos seus ensinos. Pois como já reconhecia Daudet, quanta
gente há, em cuja biblioteca, poder-se-ia escrever "para uso externo", como nas
garrafas das farmácias. Quer dizer, ler por ler simplesmente não vale a pena.
Mister se faz modificar o comportamento, ampliar o horizonte cultural,
aprofundar a análise do porquê da vida e sobretudo, repito, vivenciar o que os
bons livros nos ensinam em termos de crescimento moral e espiritual.
O que liberta a criatura de suas imperfeições é o seu desejo de despojar-se de
seus vícios morais como a inveja, a cobiça, o ciúme, a ira et caterva,
forcejando por ser mais paciente, mais humilde, mais prudente, mais humano
diante das dores alheias, mais tolerante diante das falhas da outra pessoa, sem
cair na alienação dizendo amém a tudo e a todos, com esta atitude muito cômoda
concordando com erronias que não podem de jeito nenhum contar com a nossa
anuência.
O que liberta a criatura não é o batismo que recebeu em criança ou já adulto ao
aceitar esta ou aquela solta religiosa. Não. O que liberta a criatura de seus
erros do passado e de suas limitações anuais é este esforço diuturno de
observar, na vida diária, tudo quanto o Cristo nos ensinou através da força do exemplo ! ...
Celso Martins