As Crianças da Nova Era e a Pedagogia Espírita
No excelente livro (não espírita) Crianças Índigo, Editora
Buterfly, lançado em 2.005, seus autores norte-americanos Lee Carrol e Jan Tober
relatam que, de poucas décadas para cá, os pesquisadores e educadores estão
descobrindo um novo tipo de criança. Relatam os autores que praticamente 90% das
nossas crianças atuais são portadoras de atitudes que as configuram ser crianças
“índigo”. Esta denominação deve-se ao fato de que estas crianças têm suas auras
azuis (índigo). No livro citado não há a palavra aura, mas pesquisadores
norte-americanos portadores de vidência (esta palavra também não está no livro)
enxergam ao redor destas crianças a cor azulada.
De acordo com pesquisas científicas constantes no citado livro, relaciono a
seguir algumas das principais características das crianças índigo:
Têm inteligência superior à atual geração de adultos;
Têm nobreza de caráter;
Não aceitam a liderança imposta;
Resistem a qualquer tipo de autoridade que não seja exercida de maneira
democrática;
Sabem viver o presente;
Necessitam da presença de adultos emocionalmente estáveis e seguros ao seu
redor;
Frustram-se facilmente quando suas grandes idéias não podem ser colocadas em
prática por falta de recursos ou de compreensão por parte das pessoas;
Aprendem pela própria experiência, recusando-se a seguir metodologia repetitiva
e passiva;
Dispersam-se facilmente, a não ser que estejam envolvidas em alguma tarefa que
lhes despertem grande interesse;
Etc..
Duas informações espíritas sobre as crianças da nova era:
A primeira:
No livro Momentos de Harmonia, lançado e editado em 1.991 (esta informação é
importante), Editora Leal, psicografia de Divaldo Franco, o espírito Joanna de
Ângelis diz: “(...) dá-se neste momento a renovação do Planeta, graças à
qualidade dos espíritos que começam a habitá-lo, enriquecidos de títulos de
enobrecimento e de interesse fraternal”.
A segunda informação:
No livro Reforma Íntima Sem Martírio, lançado e editado nesta primeira década do
século XXI (esta informação é importante), Editora Dufaux, psicografia de
Wanderley Soares de Oliveira, o espírito Maria Modesto Cravo diz: “Uma geração
nova regressa às fileiras carnais da humanidade para arejar o panorama de todas
as expressões segmentares do orbe, interligando-as e projetando-as a ampliados
patamares de utilidade. (...) É tempo de renovar”.
Caro(a) leitor(a), se você convive com crianças, pergunto-lhe: As crianças de
hoje não são muito inteligentes? Sei qual vai ser sua resposta: “Sim, muito
inteligentes!!!”
Por que são tão inteligentes? A resposta está na análise dos dois textos dos
espíritos amigos acima: Informam-nos os amáveis espíritos Joanna de Angelis e
Maria Modesto Cravo que, de poucas décadas para cá, os espíritos que estão
nascendo em nosso planeta são muito especiais. São nobres de alma, são
fraternais, e por natural dedução, inteligentes.
Esta alvissareira notícia de renovação do nosso planeta por meio de seres
especiais que ora estão reencarnando, certamente é a mais importante ocorrência
depois da vinda de Cristo e do nascimento de Kardec.
Retornando ao conteúdo do livro Crianças Índigo:
Dizem os autores do citado livro que “Nem todos os índigos têm problemas
psicológicos, mas quando isso ocorre são normalmente classificados com
portadores de DDA ou TDAH (Distúrbio do Déficit de Atenção e Transtorno do
Deficit de Atenção com Hiperatividade, respectivamente).”
O livro em questão têm vários colaboradores, um destes, Doreen Virtue, relata:
“Sabemos que as crianças índigo já nascem com um talento especial. Muitas têm a
consciência de verdadeiros filósofos sobre o sentido da vida e sobre como salvar
o planeta. São grandes artistas, inventores e cientistas. Mas nossa sociedade
antiquada está sufocando essas preciosas qualidades.
Muitas crianças que nascem com talentos especiais têm sido diagnosticadas como
portadoras de ‘deficiências de aprendizado’, segundo a The National Foudation
for Gifted and Creative Children, uma organização sem fins lucrativos cujo
principal objetivo é identificar e ajudar crianças especiais. Segundo seus
dirigentes, muitas delas estão sendo praticamente destruídas no sistema público
de educação e qualificadas como portadoras de TDAHs”.
Caro(a) leitor(a), o objetivo deste, além de divulgar a informação de que a
ciência e o Espiritismo novamente se dão as mãos, é também mostrar a cada um de
nós a importância de abraçarmos a causa que nossa confrade Dora Incontri a tem
como objetivo de vida: A Implantação da Pedagogia Espírita no sistema
educacional, tendo como meta primeira a criação de Colégios Espíritas, para que
estes possam servir como modelo à revolução educacional que está por vir.
Certamente a Pedagogia Espírita não será o único instrumento educativo desta
nova era (a espiritualidade age por muitos meios e formas), mas com certeza será
um dos mais bem fundamentados, pois traz em seu bojo os princípios educativos da
Doutrina Espírita, dentre eles, o fundamental conceito de que a criança é um ser
reencarnado. Tese esta que altera e revoluciona profundamente a essência dos
sistemas educacionais da atualidade.
Finalizando, que nossos sonhos conjuguem-se com os sonhos de grandes educadores
espíritas encarnados e desencarnados, como Analia Franco, Dora Incontri,
Eurípedes Barsanulfo, Herculano Pires, Leopoldo Machado, Ney Lobo, Tomaz
Novelino, Vinicius, dentre outros que agora não me ocorre os nomes. E que a
concretização deste sonho seja a profusão de unidades e mais unidades de
Colégios Espíritas por todo o nosso país!
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”.
Eleanor Roosevelt
P.S.:
a) Site da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita:
www.pedagogiaespirita.com.br
b) Leitura sugerida:
Pedagogia Espírita, Dora Incontri, Editora Comenius. Site:
www.pedagogiaespirita.com.br
Crianças Índigo, Lee Carrol e Jan Tober. Site: www.flyed.com.br
Atitude de Amor, Diversos Autores/Wanderley Soares de Oliveira, Editora Dufaux.
Site: www.ermance.com.br
Alkindar de Oliveira