Ansiedade

Definimos comportamento como o conjunto de reações e condutas de um indivíduo em resposta a um estímulo. Em outras palavras, é a forma de ser, agir e reagir exclusiva de cada pessoa.
Nossas convicções íntimas é que determinam nossos comportamentos exteriores; portanto, reside em nós mesmos a influência que exercemos sobre as situações imediatas ou sobre as circunstâncias futuras de nossa vida. Nenhuma de nossas condutas ou atitudes manifestadas é livre de efeitos. Embora possa não ser notada no momento, futuramente será percebida e influenciará outros eventos em outras ocasiões.
O poder das crenças e dos pensamentos é fator impressionante nas ocorrências de nosso cotidiano.
Sabendo dessas verdades, não seria de vital importância que observássemos melhor nossos pensamentos habituais e analisássemos nossas crenças mais profundas?Não seria mais adequado verificarmos onde estamos pondo nosso poder de fé?
É freqüente idealizarmos ansiosamente o nosso futuro.Atribuímos momentos felizes e expectativas irreais à nossa vida,encaixando-os em ocasiões especiais como a formatura,o casamento,os filhos,um bom emprego.Quase sempre,quando o fato se concretiza,ficamos por demais frustrados,pois a realidade nunca corresponde exatamente à nossa idealização precipitada.
A preocupação pode produzir ansiedade,levando-nos,a partir então,a imaginar fatos catastróficos.Quando nos preocupamos com o futuro,não vivemos o agora e sofremos imensa imobilização,que toma conta do nosso presente,advinda de coisas que irão ou não acontecer no amanhã.A reunião de todas as nossas ansiedades não poderá alterar nosso destino;somente nosso empenho,determinação e vontade no momento presente é que poderá transformá-lo para melhor.
As situações calamitosas que imaginamos apenas se materializarão,se as dramatizarmos constantemente.Se imprimirmos com pensamentos trágicos os fatos e acontecimentos da vida,eles assumirão proporções que não tinham a princípio e,realmente,se tornarão realidade.Criaturas trágicas atrairão certamente a tragédia.
Crer com firmeza que Deus nunca erra e sempre está se manifestando e se pronunciando em tudo e em todos será sempre um método feliz de se despreocupar.Crer que Ele está sempre disposto a nos prover de tudo o que necessitamos para o nosso amadurecimento espiritual é o melhor antídoto contra a ansiedade e os excessos de imaginação dramática.
Deus é a “Consciência do Universo”,a “Alma da Natureza” e a “Harmonia das Forças Cósmicas”.
As Entidades Benevolentes e Sábias que elaboram os fundamentos da Doutrina Espítita responderam que :”...Deus é eterno,infinito,imutável,imaterial,único,onipotente,soberanamente justo e bom(...)do vosso ponto de vista(...)porque credes abranger tudo.”
Acreditar que a vida é perfeita e que nada existe que não tenha uma razão de ser nos conduzirá sempre ao discernimento de que tudo está certo de maneira inequívoca e absoluta.Mesmo quando estamos iludidos pelos aspectos exteriores das coisas,pela falta de fé,pelos exageros de qualquer matiz,ainda assim a Vida Providencial nos levará a “um só rebanho e um só Pastor”.
Lembremo-nos,porém,de que a imaginação serve para criarmos quadros de alegria,beleza,progresso
amor.No entanto,se a estivermos usando para produzir tristeza,ansiedade,abandono,medo e desconfiança,o melhor a fazer é interronper o negativismo e mudar o estado mental.
Cada um transita pelo caminho certo,na hora exata,de acordo com seu estado evolutivo.Não há com que nos preocuparmos;tudo está absolutamente correto,porque todos estamos amparados pela sabedoria providencial das Leis Divinas.


Hamed