O Jugo Leve

Sempre que inicio qualquer texto voltado para mostrar os ensinamentos de Jesus na forma apresentada por Allan Kardec no seu Evangelho Segundo o Espiritismo, costumo transcrever o trecho extraído de uma Bíblia Sagrada, Edição da Sociedade Bíblica do Brasil, edição de 1998.
Na Bíblia vamos ler o Evangelho de Mateus, 11, 28 a 30: “ Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu poinho sobre vocês é leve”.
Essa bela lição, porém difícil de ser seguida, encontramos no Evangelho de Kardec no capítulo Vi, item 1, que transcreve uma outra tradução do mesmo capítulo de Mateus: “ Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo”.
Vejam amigos, como é impressionante a verdade dos Evangelhos de Jesus tornados em linguajem mais simples pelos Espíritos Superiores que ditaram a Kardec suas observações.
Vejamos o que podemos aprender com Jesus: em primeiro lugar a sua humildade e a sua mansidão, pois Ele mesmo mostra que tem na mansidão e na humildade a força de sua fé nos desígnios do Pai. Kardec, então, nos fala que todos os sofrimentos da espécie humana, isto é, dos espíritos encarnados só podem ser aliviados pela fé no futuro, confiança na justiça de Deus.
Eis aí mais uma visão ampliada do que Jesus disse “Meu Reino não é deste mundo”, querendo nos mostrar que se seguirmos o seu exemplo e cumprir suas lições, também teremos o nosso Reino ao lado da Casa do Pai.
Os que vivem apegados a este mundo material, que não alcançam a imaginação de um ,mundo divino cheio de belezas e felicidade, após esta vida terrena, recebem o fardo pesado ao contrário do fardo leve que Jesus nos fala na lição de Mateus.
E como é este fardo pesado? São as alições que chegam com todas as suas conseqüências e nenhuma esperança acalenta o seu coração para mitigar as dores do amargor pela vida. Por isso disse o Mestre – Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.
Jesus chama, mas como chegar a Ele? Apenas uma única condição para receber sua assistência, cumprir as lições da Lei por Ele ensinada, a Lei do Amor e da caridade.
Por isso Ele disse que esse jugo é suave e o seu fardo é leve. É muito fácil conseguir o descanso que Jesus nos acena a cada dia. Observar que somos todos irmãos, cultivar a fraternidade, saber amar o próximo, olhar para os inimigos com doçura e sabor do perdão infinito.
Escrevendo estas palavras me lembrei que em meus arquivos eu tinha um texto muito bonito sobre o assunto, e encontrei-o. Quem guarda tem... Recebi como sendo9 de autor descoinhecido, mas que escreveu deve tê-lo feito sob a mais bela inspiração dos espíritos superiores, enviados de Jesus.
Leiam, releiam, analisem e reflitam. Preciso dizer algo mais? ‘


Cansado?

Existe alguém que se importa com você!
Estas são as palavras de Jesus conforme está escrito em Mateus 11:28:
"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"
Estas palavras do Senhor Jesus são um convite de alguém que conhece o nosso viver, entende o quanto sofremos por causa de nossas limitações,
e se oferece para nos ajudar.
Quando Ele diz vinde a mim é por que sabe que a nossa tendência natu-ral quando estamos com algum problema é procurar por ajuda; precisamos de uma solução.
Infelizmente, quantos que nessa hora buscam por auxílio em lugares errados e igualmente pedem ajuda a pessoas erradas.
Em seu desespero, ao receberem uma má orientação, nem percebem que estão indo a lugares de trevas e enganos.
Lançam- se a de que lhe ajudem como um doente busca um médico que lhe alivie as dores e o sofrimento.
É bem por isto que Jesus apontou para o lugares para a pessoa certa. Disse ele: "Vinde a mim". Eis um alerta!
Não adianta simplesmente alguém ter uma religião ou ir a uma igreja.
É preciso chegar- se a Jesus.
E Ele promete: "Eu vos aliviarei".
Por esta razão, querido irmão não se entregue ao desânimo.
Você não nasceu para o fracasso.
Deus, o seu Criador, tem um plano maravilhoso para sua vida.
Ele quer renovar os seus sonhos e transformá- los em uma realidade.
Quando alguém diz que tem um sonho, a maioria das pessoas diz que não passa de um sonho, que é impossível acontecer; e quando esse alguém luta com suas próprias forças para ver o seu sonho realizar- se,depara- se com tantas dificuldades que o levam a estar frustrado e desanimado.
Ouça- me a Palavra de Deus diz:] "Deleita-te também no Senhor,e Ele te concederá o que deseja o teu coração isto é, tenha prazer em Deus,tenha disposição e desejo em chamar, pela sua presença,
Honre a Deus buscando a Ele em primeiro lugar e você verá o desejo do seu coração cumprir- se; verá Deus colocar em seu coração sonhos que você antes nem imaginava ser possível realizá- los e verá a mão de Deus traba-lhando em seu favor
E a Bíblia continua a nos mostrar o caminho da vitória: "Entrega o teu caminho ao Senhor;confia Nele, e Ele tudo fará".
Volto a lhe dizer: não se entregue ao desânimo".
Entregue, sim , a sua vida a Jesus; confie Nele. Ande com Ele.
Andando com Cristo tudo vai mudar para você.
Ande todos os dias, ande todas as horas, e todos os minutos.
Então você verá como Ele é poderoso para transformar a sua tristeza em alegria, a sua derrota em vitória, o seu desgosto em prazer de viver.
Foi para isso que Jesus veio a este mundo: para fazê- lo feliz.
Jesus é o melhor amigo. Ele veio para andarem juntos não Ele com você, como alguns pensam,mas sim você com Ele, o que é bem diferente.
Ele estará com você e sempre lhe ajudará.


Nery Porchia