Liderança no Ideal
Há pessoas demolidoras e pessimistas em matéria de fé, que
estão sempre acionando os camartelos da devastação.
Cultivando o mau humor, fazem-se ríspidas e o que produzem, acionadas por um
ideal, desfazem-no pela forma azeda com que se comunicam com os que participam
da sua ação.
Acreditam-se sempre certas, sem darem margem aos outros de opinar em contrário.
Agridem, verbalmente, as correntes com as quais não simpatizam, vendo o lado
pior de tudo, sem apresentarem a beleza do seu ideal incorporada ao seu
comportamento.
Disseminando a idéia do bem, põem-se contra os outros, os que não concordam com
as suas expressões, tanto quanto com aqueles que, embora favoráveis, não se lhes
submetem ao talante.
São uma propaganda negativa do que pensam defender com entusiasmo e
agressividade.
O Espiritismo, sendo doutrina de libertação e responsabilidade, não passa indene
a esses propagandistas de violência.
A si mesmos elegem-se líderes e condutores, impondo-se, porém, aos grupos de
trabalho, sem as reais condições que dão carisma aos legítimos impulsionadores
da Mensagem.
Quando os indivíduos se disputam primazias e relevo, nos ideais que defendem,
tornam a idéia suspeita e desacreditada.
A excelência de um programa ressuma das suas qualidades intrínsecas, avaliadas
nos resultados que produzem.
O processo de evolução do pensamento é inevitável.
Muitas vezes, dá-se através das grandes convulsões sociais, pelo desnecessário
derramamento de sangue, na violência que irrompe devastadora.
Há quem afirme que a História constrói os povos sobre o sepulcro das
civilizações vencidas.
Jesus, no entanto, foi o edificador do homem novo dentro dele mesmo,
conclamando-o à revolução interior, nas fronteiras da alma, sem dano de espécie
alguma para outrem.
Recorreu às armas desconsideradas da mansidão e da humildade, que fazem heróis e
apóstolos, propondo a serenidade em quaisquer circunstâncias.
Seguindo-Lhe as diretrizes, Allan Kardec jamais apresentou o Espiritismo entre
os calhaus dos insultos ou as pedradas com que pretendesse defender a Doutrina
dos adversários gratuitos que se ergueram para combatê-la.
Manteve-se tranqüilo, confiando na robustez do conteúdo espírita, mas não fugiu
à luta.
Atendeu às solicitações de que foi objeto, esclarecendo e dirimindo equívocos
com lógica e argumentação clara.
Não atacou, frivolamente, os sistemas vigentes, nem ofendeu os detratores por
sistema que lhe ferretearam o pensamento com lâminas ardentes...
É claro que se referiu aos erros do século, sem a usança do ultraje ou da
calúnia, da maldição ou dos arrazoados rudes.
Analisou opiniões e comportamentos filosóficos e religiosos, comparando-os com
as teses espíritas, o que comprovou ser ele o escolhido para a superior tarefa.
Passaram os cem primeiros anos, em que mudanças imprevisíveis, à época,
sucederam-se.
Os homens, no entanto, intrinsecamente, prosseguem os mesmos.
Permanecem as conjunturas negativas que ultrajam a criatura e a infelicitam.
Os problemas da superpopulação em certas áreas do planeta e a escassez de braços
noutras, a má distribuição das riquezas, fatores circunstanciais e emocionais
que, somados, produzem sofrimentos, prosseguem desafiadores, aguardando que a
revolução espírita restitua dignidade ao homem, promovendo-o na linha do bem e
armando-o de paz para solucionar e superar as dificuldades e provas do seu
caminho de iluminação, tendo à frente a vera liderança no ideal.
Lins de Vasconcelos