Filosofia da Dor
Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de
estados vibratórios da mente em desequilíbrio? (V. L.)
A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia
incurável pode ser um bem, como a única válvula de escoamento das imperfeições
do Espírito em marcha para a sublime aquisição de seus patrimônios da vida
imortal. (Con.)
A doença sempre constitui fantasma temível no campo humano, qual se a carne
fosse tocada de maldição; entretanto, podemos afiançar que o número de
enfermidades, essencialmente orgânicas, sem interferências psíquicas, é
positivamente diminuto. (V. L.)
A doença incurável traz consigo profundos benefícios. Que seria das criaturas
terrestres sem as moléstias dolorosas que lhes apodrecem a vaidade? Até onde
poderiam ir o orgulho e o personalismo do espírito humano, sem a constante
ameaça de uma carne frágil e atormentada? (Con.)
Em muitas ocasiões, a contrariedade amarga é aviso benéfico e a doença é recurso
de salvação. (V. L.)
Há criaturas doentes que lastimam a retenção no leito e choram aflitas, não
porque desejem renovar concepções acerca doa sagrados fundamentos da vida, mas
por se sentirem impossibilitadas de prolongar os próprios desatinos. (P. 37.)
Se te encontras atado ao leito, incapaz de mobilizar as próprias energias, em
benefício de ti mesmo, recorda que, por vezes, a lição da enfermidade deve ser
mais longa, a favor de nossa grande libertarão no futuro. (R. – 2/953)
Os aleijões de nascença e as moléstias indefiníveis constituem transitórios
resultados dos prejuízos que, individualmente, causamos à corrente harmoniosa da
evolução. (Rot.)
A moléstia incurável é um escoadouro bendito de nossas imperfeições. (Ren.)
O amor equilibra, a dor restaura. E por isso que ouvimos muitas vezes: Nunca
teria acreditado em Deus se não houvesse sofrido. (C. V. V.)
O homem comum, nos seus interesses mesquinhos, não considera a dor senão como
resgate e pagamento, desconhecendo o gozo de padecer por cooperar sinceramente
na edificação do Reino do Cristo. (Ren.)
Abençoa as dores que te ferem o espírito e estraçalham o coração. Essas
amarguras atrozes obrigam-te a calar, para que a verdade te fale à consciência.
(Ren.)
A dor é o preço sagrado de nossa redenção... (50 A. D.)
Ninguém passará ileso nos caminhos do mundo.
As pedras da incompreensão e da dor, no ambiente comum da existência carnal,
chovem sobre todos. (R. – 10/952)
A maioria dos nossos irmãos na Terra caminha para Deus, sob o ultimato das
dores, mas não aguardes pelo açoite de sombras, quando podes seguir, calmamente,
pelas estradas claras do amor. (P. N.)
A lei das provas é uma das maiores instituições universais para a distribuição
dos benefícios divinos. (Con.)
Um guia espiritual pode ser um bom amigo, mas nunca poderá desempenhar os vossos
deveres próprios, nem vos arrancar das provas e das experiências imprescindíveis
à vossa iluminação. (Com.)
Dor e sacrifício, aflição e amargura são processos de sublimação que o Mundo
Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada. (R.
– 10/953)
Não basta sofrer simplesmente para ascender à glória espiritual. Indispensável é
saber sofrer, extraindo as bênçãos de luz que a dor oferece ao coração sequioso
de paz. (V. L.)
Todas as criaturas sofrem no cadinho das experiências necessárias, mas bem
poucos espíritos sabem padecer como cristãos, glorificando a Deus.
(V. L.)
Toda dor física é um fenômeno, enquanto que a dor moral é essência.
Daí a razão por que a primeira vem e passa, ainda que se faça acompanhar das
transições de morte dos órgãos materiais, e só a dor espiritual é bastante
grande e profunda para promover o luminoso trabalho do aperfeiçoamento e da
redenção. (Com.)
Numerosas criaturas sentem-se eminentemente sofredoras, por não lhes ser
possível a prática do mal; revoltam-se outras porque Deus não lhes atendeu aos
caprichos perniciosos. (O. V. V.)
O sofrimento de muitos homens, na essência, é muito semelhante ao do menino que
perdeu seus brinquedos. (C. V. V.)
Lágrimas, nos lares da carne, frequentemente expressam júbilos de lares
celestiais. Os orientadores divinos, porém, não folgam porque os seus tutelados
sejam detentores de padecimentos, mas justamente porque semelhante situação
indica possibilidades renovadoras no trabalho de aperfeiçoamento. (V. L.)
A dor espreitar-nos-á a existência, porque a dor é o selo do aperfeiçoamento
moral no mundo... (Av. C.)
O sofrimento é a forja purificadora, onde perdemos o peso das paixões
inferiores, a fim de nos alçarmos à vida mais alta... Quase sempre é na câmara
escura da adversidade que percebemos os raios da Inspiração Divina, porque a
saciedade terrestre costuma anestesiar-nos o espírito... (Av. C.)
Treva e sofrimento são estados de nossa posição imperfeita, à frente do
Altíssimo... (Av. C.)
A dor é o lado avesso da alegria, assim como a sombra é o reverso da luz... Mas,
na economia das verdades eternas, só a alegria e a luz nunca morrem. (A. C.)
As enfermidades congênitas nada mais são que reflexos da posição infeliz a que
nos conduzimos no pretérito próximo. (P. V.)
Emmanuel