Perdão Radical
As sublimes lições não paravam de iluminar as consciências dos discípulos
interessados no conhecimento da Verdade.
Cada momento em companhia do Mestre amado revestia-se de um aprendizado
inolvidável.
Jamais houvera alguém que pudesse, como Ele o fazia, cantar a beleza da
sabedoria com a linguagem singela de um lírio alvinitente em pleno chavascal.
As Suas palavras eram como pérolas reluzentes que formavam colares luminosos na
consciência dos ouvintes.
Ele nunca se repetia. Com as mesmas palavras entretecia variações incomuns em
torno dos temas do cotidiano, oferecendo soluções simples, às vezes, profundas,
com a mesma naturalidade com que se referia ao Pai, o Seu Abba.
Ressoavam nos refolhos das almas o canto incomparável do Sermão da Montanha, que
se lhes tornara o novo norte para o avanço no rumo da augusta plenitude.
Cada bem-aventurança era portadora de um novo conteúdo, como sendo a diretriz
soberana do amor em relação ao futuro da Humanidade.
Ninguém ficava à margem, nenhum sentimento era esquecido e a fonte de
inexaurível sabedoria continuava a fluir a água lustral dos ensinamentos
imortais.
Ele parecia ter pressa de preparar os amigos, embora não fosse apressado.
Eram tantas as necessidades humanas que não era possível desperdiçar o tempo em
cogitações da banalidade e emprego das horas em pequenezes habituais do
comportamento.
Mais de uma vez Ele falara sobre a emoção do amor e a bênção do perdão, sendo
porém enfático em todas elas.
O perdão é sempre melhor para aquele que o concede.
Para que não ficasse esquecido entre as preocupações que assaltavam os amigos,
na sua labuta diária, Ele voltava ao tema com novas composições.
Já lhes dissera que se fazia indispensável perdoar setenta vezes sete vezes, o
que significava perdoar incessante, ininterruptamente...
Naquela oportunidade ímpar, complementou o ensinamento, referindo-se à conduta
pessoal de cada criatura:
Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de
que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua
oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua
oferta...
... Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com
ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda e sejas
lançado na prisão.
Em verdade, vos digo que de maneira nenhuma saireis dali enquanto não pagardes o
último ceitil. (*)
Tratava-se da aplicação da misericórdia nos relacionamentos, de modo a manter-se
a consciência de paz.
Nesse sentido, a compaixão em relação aos erros alheios assumia papel de
preponderância, mas os amigos aturdidos compreendiam que lhes era muito difícil
a mudança de conduta, habituados ao desforço em relação àqueles que os
prejudicavam.
Assim pensando, após a exposição do Senhor, Tiago perguntou-Lhe, recordando-se
da severidade da Lei Antiga:
Como é possível, Mestre, permitir-se que o agressor fique impune, após a prática
do seu ato perverso?
O Iluminado olhou-o com imensa ternura, por saber que ele era cumpridor dos
deveres, severo em relação a si mesmo, portanto, exigente no que diz respeito ao
comportamento dos outros e compreendeu-lhe a inquietação.
Após um breve silêncio, ante o zimbório celeste, recamado de estrelas que
lucilavam ao longe, respondeu benigno:
As águas do rio limpam as margens e o leito por onde correm, transformando e
decompondo o lixo e a imundície em rico adubo mais adiante, levados pela
correnteza.
Assim também o amor de misericórdia transforma a agressão em bênção para a
vítima, auxiliando o inimigo a purificar-se, ao largo do percurso evolutivo.
Quando se perdoa, isto não implica anuência com o erro, com o crime, com o
descalabro do outro. Não se trata de desconhecer a atitude infeliz, mas objetiva
não retaliar o outro, não aguardar oportunidade para nele desforçar-se.
Não devolver o mal que se sofre é o início do ato de perdoar. Compreender,
porém, que o outro, o agressor, é infeliz, que ele se compraz em malsinar porque
é atormentado, constitui a melhor reflexão para o perdão radical, o perdão sem
reservas.
Ninguém tem o direito de oferecer ao Pai suas orações e dádivas de devotamento,
se tem fechado o coração para o seu próximo, aquele que, na sua desdita, derrama
fel sobre os outros e cobre a senda que percorrerá no futuro com os espinhos da
própria insanidade.
Ter adversário é fenômeno normal na trajetória de todas as criaturas, no
entanto, deve-se evitar ser-lhe também inamistoso, igualando-se em fraqueza
moral e desdita interior. Quem assim se comporta também sofrerá julgamento da
autoridade, a quem seja apresentada queixa, e essa poderá exigir-lhe o
ressarcimento do mal até o último e mínimo ultraje.
É o que ocorre com qualquer ofensor ou ofendido magoado. É obrigado a refazer o
caminho sob a jurisdição divina, até quitar-se de todas as mazelas e débitos
morais.
O interrogante, no entanto, insistiu:
Como então fica a justiça diante daquele que lhe desrespeita os códigos
austeros?
O Amigo compassivo compreendeu a inquietação do companheiro e elucidou:
A questão da justiça não pertence ao ofendido, mas aos legisladores que
aplicarão a penalidade corretora que se enquadre nos códigos legais. E quando
isso não ocorre, a sabedoria divina impõe-se ao calceta, que carrega na
consciência o delito, fazendo-o ressarcir os danos com a sua cooperação ou
sofrendo os efeitos do mal que praticou, imputando-se sofrimentos reparadores.
Ninguém consegue fugir à consciência indefinidamente, porque sempre há um
despertar para a realidade transcendental.
Mas, Mestre, nesse caso, todos os crimes de qualquer porte devem ser perdoados e
esquecidos? - Instou, inquieto,
Serenamente, Jesus retorquiu:
Não há crime imperdoável. Há, sim, mágoas exageradas. Quem não tem condutas
reprocháveis ao longo da existência, por mais austero seja em relação a si
mesmo, observando os Códigos da justiça e da religião? Quantas vezes, em
momentos de infelicidade e de ira, pessoas boas e generosas, devotadas ao Pai e
ao dever, rebelam-se e agem incorretamente? Será justo desconhecer-lhes toda uma
trajetória de dignidade por um momento de alucinação, de torpor mental pela ira
asselvajada que lhe tomou a consciência?
É necessário, portanto, perdoar-se todas as formas de agressão, entregando-as ao
amor do Pai Incomparável, a tomar nas mãos a lei e a justiça, aplicando-as
conforme o desconforto de que se é objeto.
Assim fazendo, torna-se digno de também ser perdoado.
Esse é o sublime comportamento do amor, em forma de benignidade para com o
próximo, o irmão da retaguarda evolutiva.
Depois do silêncio que se abateu natural, no círculo de amigos, Ele adiu
gentilmente:
Convém recordar-se, igualmente, que todos necessitam do perdão para as suas
ações infelizes, desse modo, devendo perdoar-se, purificar a mente, permitir-se
o direito de errar, compreendendo a sua humanidade e fraqueza, mas não
permanecendo no deslize moral nem se comprazendo em ficar na situação a que foi
arrojado.
O autoperdão é conquista do amor que se renova e compreende que se está em
processo de renovação e de autoiluminação.
Assim, portanto, rogando-se ao Pai perdão pelos próprios delitos, amplia-se o
pensamento e alcança-se o agressor digno de ser perdoado também.
A noite prosseguia rica de suaves perfumes e incrustada dos diamantes estelares,
registrou a lição imorredoura do perdão a todas as ofensas.
Amélia Rodrigues