Berço
Excetuando-se os planos organizados para as obras especiais, em que Espíritos
missionários senhoreiam as reservas fisiológicas para a criação de reflexos da
Vida Superior entre os homens, impelindo-os a maior ascensão, todo berço de
agora retrata o ontem que passou. O caminho que iniciamos em determinada
existência é o prolongamento dos caminhos que percorremos naquelas que a
precederam.
Esfalfa-se a investigação científica na Terra, estudando o continuísmo
biológico. Núcleos de cromossomos e veículos citoplásmicos, fatores de ambiente
e genealogias familiares são chamados pelos geneticistas à equação dos problemas
da origem e é natural que de suas indagações surjam resultados notáveis, quais
sejam aqueles que tangem aos caracteres morfológicos e às surpresas da
adaptação.
O escalpelo da observação humana, porém, não consegue, por agora, ultrapassar o
recinto externo da constituição orgânica, detendo-se no exame da conformação e
da estatura, da pigmentação e do grupo sangüineo, alusivos à filiação corpórea,
já que os meandros da hereditariedade psíquica são, por enquanto, quase que
integralmente inacessíveis à sondagem da inteligência terrestre.
E que as células germinais, por sementes vivas, reproduzem os nossos clichês da
consciência no trabalho impalpável da formação de um corpo novo. Na câmara
uterina, o reflexo dominante de nossa individualidade impressiona a chapa fetal
ou o conjunto de princípios germinativos que nos forjam os alicerces do novo
instrumento físico, selando-nos a destinação para as tarefas que somos chamados
a executar no mundo, em certa quota de tempo.
Nisso não vai qualquer exaltação ao determinismo absoluto, porque ninguém pode
suprimir o livre-arbítrio, com o qual articulamos as causas de sofrimento ou
reparação em nossos destinos, dentro do determinismo relativo em que marchamos
para mais altas formas de emoção e pensamento, na conquista da liberdade
suprema.
Pelo transe da morte física, regressamos à Vida Maior com a soma de realizações
que nem sempre são aquelas que devêramos efetuar. Em muitas circunstâncias, as
imagens trazidas da permanência na carne são fantasmas temíveis, nascidos de
nossas próprias culpas, exigindo reajuste e pagamento, a modelarem para os
nossos sentidos o inferno torturante em que se nos revolvem as queixas e
aflições.
Eis, porém, que a Justiça Fiel, por misericórdia, nos concede o retorno para a
bênção do reinício. Retomamos, assim, através do berço, o contato direto com os
nossos credores e devedores para a liquidação dos débitos que contraímos, cujo
balanço efetivo jaz devidamente contabilizado nas Leis Divinas.
É desta maneira que comumente renascemos na Terra, segundo as nossas dívidas ou
conforme as nossas necessidades, assimilando para esse fim a essência genética
daqueles que se nos afinam com o modo de proceder e de ser.
Os problemas da hereditariedade, em razão disso, descendem, de forma geral, dos
reflexos mentais que nos sejam próprios.
Em verdade, por vezes, abnegados corações, cultivando a leira do amor pelo
sacrifício, trazem a si corações desditosos, guardando transitoriamente, nos
braços, monstruosas aberrações que destoam do elevado nível em que já se
instalaram; contudo, devemos semelhantes exceções ao espírito de renúncia com
que fazem emergir das regiões infernais velhos laços afetivos, distanciados no
tempo, usando o divino atributo da caridade.
De conformidade com a regra, porém, nosso berço no mundo é o reflexo de nossas
necessidades, cabendo a cada um de nós, quando na reencarnação, honrá-lo com
trabalho digno de restauração, melhoria ou engrandecimento, na certeza de que a
ele fomos trazidos ou atraídos, segundo os problemas da regeneração ou da
mordomia de que carecemos na recomposição de nosso destino, perante o futuro.
Emmanuel