Perispírito
A Codificação Kardeciana explica, através do Livro dos
Espíritos, questão 135-a, que na estrutura essencial do homem existe um corpo
sutilizado, de natureza intermediária entre o Espírito e o corpo.( ) O homem é,
portanto, formado de três partes essenciais: O corpo ou ser natural, análogo ao
dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; a alma, Espírito encarnado que
tem no corpo a sua habitação; o princípio intermediário, ou psicossoma(*),
substância sutil que serve de primeiro envoltório no Espírito e liga a alma ao
corpo.
O princípio intermediário (perispírito) tem sido estudado por alguns
especialistas e pesquisadores, entretanto por ausência de instrumentos e
equipamentos de laboratório a ciência acadêmica ainda está muito distante de
conhecer e melhor entender a estrutura de funcionamento do psicossoma.
Alguns embriogenistas contemporâneos "desconfiam" da existência desse princípio
e tentam de alguma forma comprovar essa desafiadora "idéia diretriz" no
mecanismo da geração orgânica. Para o espírita o psicossoma tem função
organogênica, destarte, permite a formação do próprio organismo e funciona em
harmonia com os códigos genéticos. Por esta razão, na sua ausência, o processo
de fecundação seria uma composição orgânica sem forma definida (amorfa).
O espírito através do perispírito “influencia o citoplasma (sede das forças
fisiopsicossomáticas) juntamente com as funções endocrínicas por estar fixado no
sistema nervoso central e enraizado intrinsecamente no sangue, sendo o modelador
definitivo da célula.”( )
A guisa de ilustração , se forem colocado fragmentos de tecidos orgânicos da
epiderme ou do cérebro numa porção de soro em temperatura ideal o fragmento
acusa uma intensa vida. Depois de algumas horas os produtos da excreta intoxicam
o soro, impedindo, com isso, o desenvolvimento celular. Renovando o soro, as
células crescem novamente, porém, sem o governo mental, através do perispírito,
em nada ficam sequer parecidas com as suas irmãs em funções orgânicas.( )
"O nosso corpo de matéria rarefeita está intimamente regido por sete centros de
força, que se conjugam nas ramificações dos plexos e que, vibrando em sintonia
uns com os outros, ao influxo do poder diretriz da mente, estabelecem, para
nosso uso, um veículo de células elétricas, que podemos definir como sendo um
campo eletromagnético, no qual o pensamento vibra em circuito fechado. Nossa
posição mental determina o peso específico do nosso envoltório espiritual e,
conseqüente 'habitat"que lhe compete.”( )
A nossa realidade mento-espiritual gera o impulso criador que se projeta no
corpo psicossomático e depois no arcabouço físico. Em outras palavras: quando o
espírito quer, o psicossoma vibra e o corpo executa. Nessa linha de raciocínio ,
concluímos que o processo imunológico que neutraliza a invasão dos elementos
patogênicos é resultante do trabalho permanente no bem e na prática da
solidariedade, da fraternidade e do perdão irrestrito, atributos estes do
espírito imortal.
A somatização de problemas emocionais causados por: insegurança, medo, mágoa,
ódio, rancor e ciúme, são problemas do Espírito, gerando graves problemas
orgânicos . Por isso, nossos pensamentos negativos geram rupturas orgânicas
ocasionando patologias complexas. Os pensamentos agem à maneira dos raios-X e
das radiações ultravioletas em doses impróprias. Esses raios mentais criam o
estado patológico como a invasão de doenças que se caracterizam como:
tuberculose, aids, hanseníase, cardiopatia-chagásica, endocardite bacteriana
etc. "Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é
que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, não se achando o todo em bom
estado, impossível é que uma parte dele passe bem".( )
No desdobramento o perispírito se despreende do corpo como no sono, no transe
hipnótico, desmaios, coma, Experiência de Quase Morte etc. Nesse processo o
perispírito pode atravessar paredes e outros obstáculos materiais e muitas vezes
apresentam fenômenos conhecidos como bilocação, bicorporeidade, exteriorização
do duplo ,“aparição”.
Os reflexos da mente determinam a densidade das substâncias perispirituais , no
ser primitivo, cuja vida moral está começando a aparecer, as partículas são
muito pastosas. O perispírito se sutiliza pela sublimação do estado mental que
só a prática do bem possibilita. O psicossoma mobiliza bilhões de unidades
celulares saturadas da vida mental que lhe é peculiar , em face disso o suicida,
o sexólatra, o alcoólatra sofrem os tormentos de suas condições desequilibradas.
Quando desencarnamos as linhas morfológicas perispirituais são aquelas que
levamos da terra (homem ou mulher). Se idosos poderemos levar muito tempo para
remoçarmos. Porém, se possuímos alto grau de inteligência e moralidade, operamos
em minutos certas alterações que o espírito de cultura mediana leva alguns anos
para conseguir.
Nas dimensões espirituais apresentaremos algumas transformações profundas,
principalmente no centro gástrico, pela essencialização dos alimentos existentes
no além. Há rigor, nos alimentamos muito mais “pela respiração, colhendo o
alimento de volume simplesmente como recurso complementar de fornecimento
plástico e energético, para o setor das calorias necessárias à massa corpórea e
à distribuição dos potenciais de força nos variados departamentos orgânicos.”( )
O Perispírito, em face da sua enorme porosidade, alimenta-se de “produtos
sutilizados ou sínteses quimioeletromagnéticas, hauridas no reservatório da
Natureza e no intercâmbio de raios vitalizantes e reconstituintes do amor com
que os seres se sustentam entre si. Essa alimentação psíquica, por intermédio
das projeções magnéticas trocadas entre aqueles que se amam, é muito mais
importante que o nutricionista do mundo possa imaginar, de vez que, por ela, se
origina a ideal euforia orgânica e mental da personalidade.” ( )
Explica André Luiz que o psicossoma “com alguma provisão de substância
específica, ou simplesmente sem ela, quando já consiga valer-se apenas da
difusão cutânea para refazer seus potenciais energéticos, conta com os processos
da assimilação e da desassimilação dos recursos que lhe são peculiares, não
prescindindo do trabalho de exsudação dos resíduos, pela epiderme ou pelos
emunctórios normais, compreendendo-se, no entanto, que pela harmonia de nível,
nas operações nutritivas, e pela essencialização dos elementos absorvidos, não
existem para o veículo psicossomático determinados excessos e inconveniências
dos sólidos e líquidos da excreta comum.”( )
Diante do exposto, enfatizamos que a prática do bem, simples e infatigável, pode
modificar a rota do nosso destino aqui e no além-túmulo, de vez que o pensamento
claro e correto, refletindo no perispírito, com ação edificante, interfere nas
funções celulares transcendentais, tanto quanto nos eventos humanos, atraindo em
nosso favor, por nosso comportamento melhorado e mais nobre, amparo, luz e
apoio, segundo a lei do amor.
Seja na Terra , seja no Além urge considerar que o bem constante gera o bem
constante, amparo aos outros cria amparo a nós mesmos, motivos pelos quais os
princípios propostos pelo Cristo há dois mil anos, desterrando de nós o orgulho
e a animalidade e outras mazelas, nos convidam à fraternidade e ao perdão
incondicional estabelecendo-nos a paz perfeita, fortalecendo o poder da mente
sobre nossos corpos (físico e perispiritual) na auto-defensiva contra todos os
elementos destruidores da nossa harmonia.
(*)Para Kardec/perispírito; para Aristóteles/Corpo sutil e etéreo; para o
Budismo esotérico/Kama-rupa; para a Cabala hebraica/Rouach; para Leibniz/Corpo
fluídico; para Orígenes./Aura; para Pitágoras./Carne sutil da alma; para
Paracelso/Corpo astral; para Paulo de Tarso/Corpo espiritual ou incorruptível.
Referências Bibliográficas:
Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, RJ: Ed. FEB, 2002
Xavier, Francisco Cândido & Vieira Waldo, Evolução em Dois Mundos, Ditado pelo
Espírito ª Luiz, RJ: Ed. FEB, 2000
As células tomam aspectos diferentes conforme a natureza das organizações a que
servem e a inteligência, influenciando o citoplasma, obriga as células ao
trabalho de que necessita para expressar-se, trabalho este que, à custa de
repetições quase infinitas, se torna perfeitamente automático para as unidades
celulares que se renovam, de maneira incessante, na execução das tarefas que a
vida lhes assinala
Xavier, Francisco Cândido, Entre a Terra e o Céu, Ditado pelo Espírito André
Luiz, RJ: Ed. FEB, 1998
Kardec, Allan. Evangelho Segundo o Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 2001, Introd., item
XIX
_______ Francisco Cândido & Vieira Waldo, Evolução em Dois Mundos, Ditado pelo
Espírito ª Luiz, RJ: Ed. FEB, 2000
Idem
Idem
Jorge Hessen