A Excelência da Caridade
Aplicai-vos, pois a desenvolver esses sentimentos que,
engrandecendo-se, destruirão o egoísmo que vos mata.
Quando a caridade tiver penetrado as massas, quando se tiver transformado na fé,
na religião da maioria, então vossas instituições se tornarão melhores pela
força mesma das coisas; os abusos, oriundos do personalismo, desaparecerão.
Ensinai, pois, a caridade e, sobretudo, pregai pelo exemplo: é a âncora de
salvação da sociedade. Só ela pode realizar o reino do bem na Terra, que é o
reino de Deus; sem ela, o que quer que façais, só criareis utopias, das quais só
vos resultarão decepções.
Se o Espiritismo é uma verdade, se deve regenerar o mundo, é porque tem por base
a caridade. Ele não vem derrubar os cultos nem estabelecer um novo; proclama e
prova verdades comuns a todos, base de todas as religiões, sem se preocupar com
detalhes. Não vem destruir senão uma coisa: o materialismo, que é a negação de
toda religião; não vem pôr abaixo senão um templo: o do egoísmo e do orgulho;
mas vem dar uma sanção prática a estas palavras do Cristo, que são toda a sua
lei: “Amai ao vosso próximo como a vós mesmos.”
Não vos admireis, pois, de que ele tenha por adversários os adoradores do
bezerro de ouro, cujos altares vem destruir. Tem naturalmente contra si os que
acham sua moral incômoda, os que de bom grado teriam pactuado com os Espíritos e
suas manifestações, se estes condescendessem em distraí-los; se não tivesse
vindo rebaixar-lhes o orgulho, pregar-lhes a abnegação, o desinteresse e a
humildade. Deixai-os dizer e fazer; as coisas não deixarão de seguir sua marcha,
porque estão nos desígnios de Deus.
Por sua poderosa revelação, o Espiritismo vem, pois, apressar a reforma social.
Por certo seus adversários rirão dessa pretensão e, contudo, ela nada tem de
presunçosa.
Demonstramos que a incredulidade, a simples dúvida em relação ao futuro, leva o
homem a se concentrar na vida presente, o que muito naturalmente desenvolve o
sentimento do egoísmo. O único remédio para o mal é concentrar a atenção sobre
um outro ponto e confundi-lo, por assim dizer, a fim de que modifique seus
hábitos.
Provando de maneira patente a existência do mundo invisível, o Espiritismo leva,
forçosamente, a uma ordem de idéias bem diversa, porque alarga o horizonte moral
limitado à Terra. A importância da vida corporal diminui à medida que cresce a
da vida espiritual; colocando-nos naturalmente num outro ponto de vista, o que
nos parecia uma montanha não se nos afigura maior do que um grão de areia.
As vaidades, as ambições terrenas tornam-se puerilidades, brinquedos infantis em
presença do futuro grandioso que nos aguarda. Prendendo-nos menos às coisas
terrenas, menos nos satisfaremos a expensas dos outros, donde uma diminuição no
sentimento do egoísmo.
O Espiritismo não se limita a provar o mundo invisível. Pelos exemplos que
desdobra aos nossos olhos, ele no-lo mostra em sua realidade e não tal como a
imaginação o havia feito conceber; ele no-lo revela povoado de seres felizes ou
infelizes, mas prova que só a caridade, a soberana lei do Cristo, pode assegurar
a felicidade.
Por outro lado, vemos a sociedade terrestre dilacerar-se mutuamente sob o
império do egoísmo, ao passo que viveria feliz e pacífica sob o domínio da
caridade. Com a caridade tudo é, pois, benefício para o homem: felicidade neste
mundo e no outro. Não se trata mais, conforme a expressão de um materialista, de
um sacrifício de tolos, mas, segundo a expressão do Cristo, de um dinheiro
aplicado ao cêntuplo.
Com o Espiritismo o homem compreende que tem tudo a ganhar se fizer o bem, e
tudo a perder se praticar o mal. Ora, entre a certeza - eu não direi a chance -
de perder ou ganhar, a escolha não pode ser duvidosa. Assim, a propagação da
idéia espírita tende, necessariamente, a tornar melhores os homens uns para com
os outros. O que ele faz hoje sobre os indivíduos, fará amanhã, em relação às
massas, quando estiver divulgado de maneira geral. Tratemos, pois, de propagá-lo
no interesse de todos.
Prevejo uma objeção que, segundo essas idéias, pode ser levantada: a de que a
prática do bem seria um cálculo interesseiro. A isso respondo que a Igreja,
prometendo as alegrias do céu ou ameaçando com as chamas do inferno, conduz ela
própria os homens pela esperança e pelo temor; que o próprio Cristo afirmou que
o que se der neste mundo será devolvido centuplicado. Realmente, haverá maior
mérito em fazer-se o bem espontaneamente, sem pensar em suas conseqüências; mas,
nem todos os homens já chegaram a esse estágio, e mais vale praticar o bem com
esse estimulante do que não o praticar absolutamente.
Discurso pronunciado nas Reuniões Gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux III do
livro Viagem Espírita em 1862 e outras viagens de Kardec, de Allan Kardec, FEB,
2005.
Allan Kardec