O Fantasma do Castelo

Há cerca de duas semanas, a imprensa mundial voltou seus olhos para a fenomenologia espírita, uma vez mais. No castelo de Hampton Court, uma das residências do monarca inglês Henrique VIII, as câmeras do circuito fechado de televisão do palácio, gravaram uma imagem fantasmagórica: uma figura em traje de época abre a porta, olha fixamente para o exterior e depois volta-se para dentro, fechando-a às suas costas.
O episódio reforça a tese de que o castelo seja realmente “mal-assombrado”, ou, na linguagem espírita, “habitado por espíritos desencarnados que ali permanecem, indefinidamente, recusando-se ao retorno ao plano espiritual e à continuidade de sua peregrinação evolutiva”.
Não temos nós, de longe, condições técnicas de avaliar mais detidamente o episódio, razão porque vamos apresentar algumas hipóteses de análise.
Primeiramente, devemos cotejar a possibilidade de ser um “jogo de cena publicitário”, afinal de contas, além do palácio conservar a pecha de lugar fantasmagórico, a corte inglesa cobra valores respeitáveis para o ingresso e o tour pela antiga edificação, dos curiosos e turistas. Um “fato” assim noticiado pela imprensa é efetivamente um motivo a mais para a procura ao lugar turístico, “engordando” ainda mais os cofres da família real britânica.
Deixando de lado o ceticismo, encaremos o fenômeno com os olhos críticos da ciência espiritista. Primeiramente, o fenômeno de natureza paranormal tem lugar onde o ambiente propicia sua ocorrência, havendo a necessidade de, no caso de uma aparição pública, da doação de matéria ectoplásmica para sua ocorrência. Em outros termos, para que o ser torne-se visível a todos (ou a quem esteja vislumbrando a fenomenologia, sem utilização de dons mediúnicos pessoais – como se verifica no caso da vidência, nos médiuns – alguém, no castelo, precisa “doar” ectoplasma para que a materialização ocorra. Em outros tempos, mormente os de ocorrência de aparições, nos séculos XIX e XX (primeira metade), o intuito da espiritualidade era o de atrair a atenção dos estudiosos da doutrina e dos cientistas para a realidade do mundo espiritual.
Tais ocorrências, diga-se de passagem, não são privilégio nem patrimônio do Espiritismo. Volta e meia reaparecem, com objetivos distintos, fundamentalmente para determinar a existência de um “universo paralelo”, habitado por todos aqueles que já deixaram o invólucro corporal, mas que continuam “mais vivos do que nunca”.
Neste sentido, em caráter espiritual-moral, caberiam outras digressões: Se, realmente, tratar-se do espírito de uma das esposas do monarca (assassinada naquele local, depois que o rei descobriu suas relações sexuais pré-matrimoniais), ou dele próprio, podemos crer que, atávico ainda às imperfeições pessoais e ao remorso de seu passado, a criatura permanece refém de suas próprias impressões espirituais, seja pela constância na atitude de não perdoar seu agressor, ou perdoar a si próprio e, egoisticamente ligado à matéria (poder, riqueza, honra e glória), não admite “ter morrido”, e acha-se, ainda, vivo. Ou, então, mesmo consciente de sua morte, recusa-se ao retorno à pátria espiritual, porque se compraz em assustar os outros, na qualidade de brincalhão e zombeteiro que possa ser.
A Igreja, em outros tempos, e, talvez, até, agora, resolva endereçar ao local algum de seus especialistas exorcistas, visando “libertar” a alma sofredora.
De nossa parte, espíritas que somos, e, dentro da recomendação de vibração pelos desencarnados, só nos resta, admitindo-se a veracidade da manifestação – e não um truque prestidigitador – evocar os bons espíritos para que acudam a alma enferma, para que ela possa, tão-logo, admitir a necessidade pessoal de seguir o seu curso, deixando seu habitat provisório, no castelo, retornando, enfim, ao lugar de tratamento e reeducação no Plano Espiritual, para, ao final, prosseguir seu curso de redenção.
O grande proveito que devemos tirar da situação é a utilização deste exemplo – mais um – para confirmar nossa tese de sobrevivência do espírito, no post-mortem, para empregá-lo no estudo sério e dedicado das provas da imortalidade e da comunicabilidade entre vivos e mortos.


Marcelo Henrique Pereira